MATERIAL:sangue
COLETA: Para esteexame, você deve estar em jejum (não comer ou beber nada além de água) por seishoras antes da coleta do sangue.
Você pode ter que parar de tomar certos medicamentos antesdo exame, mas apenas se seu médico lhe disser para fazê-lo. Exemplos demedicamentos que podem afetar os níveis de cálcio ionizado são sais de cálcio,hidralazina, lítio, tiroxina e diuréticos à base de tiazida. Não pare de tomaro medicamento exceto se ordenado pelo médico
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
Normalmente, o exame de cálcio sérico mede a quantidadetotal de cálcio no sangue. Ele inclui o cálcio ionizado além de todo o cálcioligado às proteínas. Se você apresenta sinais de doença renal, certos tipos decâncer ou problemas com a glândula paratireoide, seu médico pode quererverificar os níveis de cálcio no sangue.
Os níveis de cálcio ionizado dão mais informações sobre ocálcio ionizado ativo. Se você tem níveis anormais de proteínas, como aalbumina, ou imunoglobulinas no sangue, talvez seja importante conhecer seusníveis de cálcio ionizado. Se o equilíbrio entre o cálcio ligado e cálcio livrenão é normal, é importante determinar o motivo. O cálcio livre e o ligadonormalmente representam metade do cálcio total do corpo, e um desequilíbriopode ser um sinal de um problema de saúde grave.
Pacientes que recebem transfusões de sangue, pacientescriticamente enfermos em fluidos intravenosos, pacientes submetidos a grandescirurgias e pacientes com níveis anormais de proteínas do sangue podem ter seusníveis de cálcio ionizado verificados. Nestes pacientes, é importante entenderexatamente o quanto de cálcio livre está disponível.
Baixos níveis de cálcio livre ionizado fazer com que coraçãoacelere ou desacelere, o que pode causar espasmos musculares e até mesmoresultar em coma. Se você tiver quaisquer sinais de dormência em torno da bocaou nas mãos e pés ou tiver espasmos musculares nas mesmas áreas, deve sersolicitado um teste de cálcio ionizado. Esses são sintomas de níveis baixos decálcio livre.