MATERIAL:sangue
COLETA Jejum de 4horas.
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
O cálcio no sangue determina-se para rastrear, diagnosticare controlar uma série de condições relacionadas com os ossos, coração, nervos,rins e dentes. Os níveis de cálcio no sangue não são indicativos da quantidadede cálcio presente nos ossos, mas sim da quantidade de cálcio que circula nosangue.
O nível de cálcio total é determinado como parte de umrastreio de saúde. Está incluído no Painel Metabólico Alargado (CMP) e noPainel Metabólico Básico (BMP) – grupos de testes que são realizados emconjunto para diagnosticar ou controlar uma variedade de condições. Quando seobtém um resultado anómalo de cálcio total, este é visto como um indicador dealgum problema subjacente. Para ajudar a diagnosticar o problema, sãorealizados testes adicionais para determinar a concentração de cálcio ionizado,cálcio na urina, fósforo, magnésio, vitamina D e hormona paratiróide (PTH). APTH e a vitamina D são responsáveis por manter as concentrações de cálcio nosangue dentro de uma gama de valores limitada.
A determinação da concentração de cálcio e de PTH emconjunto podem ajudar a determinar se a glândula paratíroide está a funcionarnormalmente. A determinação de cálcio na urina pode ajudar a determinar se osrins estão a excretar a quantidade certa de cálcio, e o teste de vitamina D,fósforo e/ou magnésio pode ajudar a determinar se existem outras deficiênciasou excessos. O equilíbrio entre estas diferentes substâncias e as suas mudançassão, frequentemente, tão importantes como as concentrações.
O teste de cálcio poderá ser usado como um diagnóstico seapresenta sintomas que sugerem:
Pedras nos rins;
Doenças ósseas;
Doenças neurológicas.