MATERIAL: fezes.
COLETA: Evacuarem recipiente bem limpo e seco. É absolutamente contra-indicada a coleta dematerial na água do vaso sanitário, mas admite-se recolher as fezes sobrefralda descartável nova. A coleta pode ser feita em qualquer evacuação do dia,procurando-se porções que contenham muco, pus ou sangue. Transferir algumascolheres do material para o frasco fornecido pelo laboratório, com líquido deconservação (salina glicerinada tamponada ou meio de Cary-Blair). As fezesdeverão ficar sempre imersas no líquido.
Para a pesquisa de Vibrio cholerae e Campylobacter spp.,passar o swab nas fezes e introduzi-lo até o fundo do tubo com geléia (meio detransporte de Cary-Blair). Para a pesquisa de rotavírus, leucócitos, hemácias emuco, as fezes não devem ser colocadas em qualquer líquido de conservação, masapenas em frasco estéril.
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
Quando houver dificuldade na coleta de fezes, pode-serecorrer a este método, que, no entanto, apresenta menor sensibilidade. Oferecealgum auxílio diagnóstico em infecções intestinais, que são microrganismos delocalização topográfica baixa no trato intestinal, e também pode ser usado parapesquisa de Vibrio cholerae.