MATERIAL: Escarro, Urina
COLETA: TEMPO DEJEJUM
- Lavado gastrico: Jejum obrigatório de 8 horas.
A coleta de escarro deve ser colhida em casa (não é colhida no Biolabor), edeve ser orientada conforme descrito no item coleta.
Usar frascos limpos e descartáveis. Toda amostra, sujeita a ressecamento deveser protegida com o acréscimo de soro fisiológico esteril ou agua destilada.
- Escarro expectorado:
. A coleta de escarro deve ser colhida em casa (não é colhida nas dependênciasdo IHP). Idealmente, 5 a 10 mL em 2 mostras colhidas em dias consecutivos.Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada.
Colher preferencialmente pela manha, ao se levantar e antes do desjejum. Lavarvárias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente.Qualquer secreção nasal ou saliva, deve ser eliminada. Fazer varias inspiraçõesprofundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.
- Escarro induzido: lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dentes esalina a 0,85% por 5 a 10 minutos, não usar pasta dental. Fazer nebulização comsalina hipertônica a 3%. A inalação profunda desta salina resultará naacumulação osmótica de fluido e na irritação da arvore brônquica, comsubsequente tosse e expectoração do conteúdo broncoalveolar.
- Urina:
. Realizar higiene íntima com água.
. Desprezar o 1o jato urinário (primeiros 10 a 15 mL), visando minimizar acontaminação com flora uretral saprófita álcool-ácido resistente.
. Em seguida, colher todo o restante de urina da primeira micção da manhã(mínimo de 40 mL) em frasco limpo, de boca larga. Sugere-se um mínimo de três emáximo de seis amostras colhidas em dias consecutivos.
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, osquais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem adescoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação. Apesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por micobactérias(Tuberculose e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitorizaçãode pacientes em tratamento com antimicobacterianos. Mesmo com os grandesavanços tecnológicos dos ultimos anos, a pesquisa por bacterioscopia para BAARainda representa um recurso importante para a detecção precoce e monitoramentoterapêutico.