.
- -O cliente deve retirar no INGOH, os frasco de coleta.
- Colher amostra ao final do último dia de jornada de trabalhoda semana. Como a maior parte do metabólito é excretada nas 4 horas seguintesao final da jornada de trabalho, recomenda-se, quando possível, a coleta daurina durante este período de 4 horas pós-exposição.
- Evitar colher após a primeira jornada de trabalho da semana.
- Pode-se fazer a diferença entre amostra de início e final dejornada de trabalho.
- Evitar fatores interferentes (dieta ou medicamentos conformeorientação médica)
- Evitar 1 dia antes da coleta:frutas (ameixa, pêssego), grãos verdes de café, alimentos e bebidas conservadoscom benzoatos (refrigerantes, margarinas, mostarda, ketchup, alguns tipos depães, alguns tipos de sucos de frutas industrializadas), consumo de álcool
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
O Ácido hipúrico é o principalmetabólito urinário do tolueno. A determinação urinária é utilizada paramonitorização biológica de trabalhadores expostos ocupacionalmente ao solvente.Os produtos metabólicos do tolueno são o cresol (menos de 1%) e o metabólitointermediário benzaldeído. O benzaldeído é metabolizado a ácido benzóico o qualse conjuga com a glicina e forma o ácido hipúrico. Cerca de 75% do toluenoinalado é metabolizado a ácido hipúrico e é excretado na urina 12 horas após aexposição. Alguns trabalhos incluem dosagens desse metabólito para confirmaçãoda efetividade da exposição ao tolueno. Porémoutros autores afirmam que não há valor diagnóstico nas dosagens de ácidohipúrico pois este é um constituinte normal da urina e pode ser influenciadopela dieta. No entanto, é importante que se observe o intervalo entre aexposição ao tolueno e a coleta da amostra. Concentrações de tolueno podem serbifásicas; um pico inicial é seguido por uma baixa refletindo ligação aolipídios no sistema nervoso central e um pico subseqüente pode ocorrer emdecorrência da liberação lenta do tolueno na corrente sangüínea. O exame podeser positivo mesmo muitos dias após a retirada do tolueno.