MATERIAL:
COLETA: O preparo do paciente inclui a remoçãode todos os objetos opacos das regiões do tórax e pescoço, incluindoroupas com botões, colchetes, ganchos ou quaisquer outros objetos quepoderiam formar artefato indesejável na radiografia. Para determinar ograu de inspiração na radiografia do tórax, deve-se identificar e contarno mínimo seis espaços intercostais anteriores em uma radiografia dotórax, o paciente deve inspirar profundamente depois prender a respiraçãopara realizar o exame.
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
Os movimentos do tórax ósseo durante a inspiração (entradado ar) e a expiração (expulsão do ar) modificam muito as dimensões dotórax, e portanto, do volume torácico, a cavidade aumenta de diâmetro emtrês dimensões.
O primeiro é o diâmetro vertical, é aumentado basicamentepela contração e rebaixamento do diafragma, assim aumentado o volumetorácico. O diâmetro transversal é a segunda dimensão aumentada durantea inspiração, ocorrendo quando as costelas movem-se para fora e para cima.
A terceira dimensão aumentada é o diâmetro antero-posterior,também aumentado durante a inspiração pela elevação das costelas,principalmente da segunda à sexta costelas. Durante a expiração, aretração elástica dos pulmões, juntamente com o peso das paredestorácicas, faz com que os três diâmetros do tórax retornem ao normal.