MATERIAL: fezes
COLETA: É recolhida uma amostra fresca de fezes, num recipiente limpo. Aamostra de fezes não pode estar contaminada com urina ou água. Uma vezrecolhida a amostra deve ser transportada para o laboratório no prazo de umahora, ou introduzida em frascos especiais de transporte, contendo soluçõesconservantes.
Assim que as fezes forem preservadas, devem ser trazidas para olaboratório assim que possível, para a examinação. Se o seu médico pediuamostras múltiplas, pode recolher e transferir todas as fezes para os frascosde conservação, antes de os enviar para o laboratório. Quando são pedidasvárias amostras, elas devem ser recolhidas em diferentes alturas de diferentesdias dado que os parasitas podem aparecer de forma intermitente, e podem nãoestar presentes em todas as fezes. Cada frasco deve ser etiquetado com o nomedo paciente, e o dia e hora em que foram recolhidos.
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
O Exame de Parasitas e Ovosdetermina se tem uma infecção de parasitas no seu trato gastrointestinal.
Um Exame de Parasitas e Ovos (O&P) é uma avaliação microscópica queé usada para procurar parasitas que podem ter infectado o tratogastrointestinal. Os parasitas são transferidos do trato gastrointestinal paraas fezes. Quando os esfregaços finos de fezes frescas ou preservadas são postasem lâminas de vidro e corados, os parasitas e os seus óvulos ou cistos (a formana qual os parasitas estão cercados por uma capa resistente ou cápsula) podemser detectados e identificados ao microscópio. Diferentes óvulos e parasitaspossuem forma, tamanho e estrutura interna diferentes, consoante as suasespécies. Existe uma vasta variedade de parasitas que pode infectar os humanos.Cada tipo de parasita tem um ciclo de vida e um processo de maturaçãoespecíficos e podem viver num ou mais hospedeiros. Alguns parasitas passamparte da sua vida num hospedeiro intermediário, como uma ovelha, vaca oucaracol, antes de infectarem humanos. Alguns infectam os humanos por acidente.A maioria dos parasitas possuem uma forma adulta e uma forma em que sãocisto/ovo/óvulos. Alguns também maturam durante uma fase larval, entre o ovo ea fórmula adulta. Os óvulos são resistentes e podem existir durante algum tempono meio ambiente, sem um portador.
A maioria das pessoas que são infectadas por parasitasgastrointestinais, é contaminada por beber água ou comer comida infectada pelosóvulos. Esta contaminação não pode ser vista; a comida e a água irá parecer,cheirar e saber completamente normal. Como as fezes das pessoas infectadas irãoconter óvulos, as mesmas também se tornam uma fonte de infecção. Sem umahigiene cuidada (lavar as mãos e ter cuidado a preparar a comida), a infecçãopode ser transmitida a outros. Isto é uma preocupação especialmente nas crechese nos lares, Nestas populações, uma infestação de parasitas pode espalhar-serapidamente e o sistema imunitário dos infectados é menos eficiente a livrar-seda infecção.