MATERIAL: Sangue
COLETA:
PRAZO DE ENTREGA:
INFORMAÇÕES:
Pesquisa deanticorpos
Anticorpos no sanguesão pesquisados em busca de uma infecção recente ou antiga. São produzidos doistipos de anticorpos contra o CMV: IgM e IgG.
· · AnticorposIgG são detectados algumas semanas após a infecção inicial, e permanecemdetectáveis durante o resto da vida da pessoa.
A pesquisa deanticorpos é usada para determinar a imunidade ao CMV em receptores detransplantes e em pessoas comHIV/AIDS, que podemapresentar complicações relacionadas com a reativação do vírus.
Outro uso épara detectar infecção primária em jovens, grávidas e pessoas imunodeprimidas comsintomas sugestivos. Comparando as quantidades de anticorpos IgG e IgM emamostras de sangue colhidas em dias diferentes, o médico consegue distinguirinfecção ativa e infecção latente.
A pesquisa deanticorpos IgM no sangue de bebês é uma indicação de infecção congênita,que deve ser confirmada com a pesquisa direta do vírus.
Detecção dovírus
O vírus é pesquisado no sangue, em líquidos corporais ou em amostras de tecidospor cultura oupor detecção do material genético (DNA viral).
As culturasde vírus podem estar positivas em um ou dois dias, mas devem ser mantidas durantetrês semanas para que os resultados negativos sejam confirmados, porque o víruspode estar presente em quantidades muito pequenas ou porque a cepa na amostraapresenta crescimento lento.
São usadosmétodos moleculares (reação em cadeia de polimerase - PCR) para detectar o DNAviral em diversos tipos de amostras. Podem ser qualitativos ou quantitativos. Os métodosquantitativos (carga viral) são usadospara avaliar a resposta ao tratamento antiviral.