Rua Haiti, n° 22 - Centro - Pinhais (0xx41) 3059-0033 / 9.9685-0463 / 9.9685-0273 contato@ergonmed.com.br

MICOLÓGICO DIRETO (CADA)

MATERIAL:

  • 16.00

MATERIAL:  Coletar material de raspados de lesões de pele,unhas, pêlos. Não utilizar medicamento tópico e antifúngico nos dois dias queantecedem o enxame.

                                                   PRAZO DE ENTREGA:

PELE
No dia da coleta, o paciente pode e deve fazer a higiene corporal normal. Não épermitido o uso de cremes, loções, pomadas, ou outras substâncias gordurosas,pois além de formarem artefatos dificultando a detecção de estruturas fúngicas,impede o isolamento dos fungos. 
Após assepsia local com álcool a 70%, as amostras de lesões de pele comoescamas ou crostas, devem ser colhidas preferencialmente com uma lâmina debisturi descartável ou com a borda da lâmina de vidro de microscopia, muitolimpa; deve-se colher, raspando em vários pontos da lesão, procurando as bordasdas lesões mais recentes onde o fungo se encontra em crescimento ativo. Não énecessário fazer raspagem profunda porque o fungo se encontra na camada maissuperficial da pele chamada córnea, e uma amostra úmida, favorece odesenvolvimento de bactérias e fungos contaminantes. Nos casos em que não háescamas aparentes, procura-se raspar bem o local e apelar para a técnica dafita adesiva.Nas lesões cutâneas com vesículas (bolhas pequenas) e pústulas(bolhas pequenas inflamadas com pus) faz-se punção com seringa e agulha oupressiona-se com o swab, dispondo a amostra em tubo contendo salina. O teto dasvesículas (pele que cobre as vesículas) deve ser retirado com pinça dedepilação. Se o paciente tiver “frieira” (lesão úmida) entre os dedos dasmãos ou pés, colher a amostra com swab acondicionando em tubo com salina. Se alesão for seca,descamativa fazer duas lâminas com durex e tentar obter porraspagem, em placa as escamas, usando lâmina de microscopia ou bisturi.Naslesões inguinais, inguino-crurais ou axilares, como são regiões de dobras,geralmente encontram-se úmidas, fazendo-se necessária a assepsia com álcool a70%. Deixar a região secar um pouco e tentar raspar a pele. Colher também em salina,e fazer duas lâminas com durex tentando obter pêlos (raros) presos na fita. Nalesão anal e perianal, além de colher a amostra na salina, fazer duas lâminascom durex.

COUROCABELUDO
As amostras de lesões no courocabeludo devem ser obtidas através da raspagem do local. Raspam-se as escamascom bisturi cego ou lâmina de microscopia. A amostra deve conter tocos decabelo, o conteúdo dos folículos tapados e as escamas de pele. Os cabelos daárea também podem ser puxados com pinça (os cabelos infectados são facilmenteremovíveis). Para o exame do couro cabeludo ou dos cabelos, os mesmos devemestar limpos e secos.
Se a lesão for ao longo do cabelo ou pêlo, como nódulos, porexemplo, esses devem ser cortados com tesoura e acondicionados em placas dePetri.

UNHAS
Para exame de escamas ungueais, deve-se retirar totalmente oesmalte pelo menos 2 (dois) dias antes da coleta. As regiões de onde vão sercoletadas as amostras devem ser limpas com gaze ou algodão com álcool a 70%,para eliminar contaminantes bacterianos superficiais. Os fragmentos deunhas alteradas podem ser colhidos, raspando-os com o bisturi ou com o auxíliode uma tesoura limpa. O material que se deposita embaixo da unha pode serretirado cuidadosamente com o bisturi, com um palito (tipo de manicure),previamente esterilizado, ou outro objeto pontiagudo estéril. Procurar penetrarbem e colher sempre na região limite entre a parte saudável e a afetada pelofungo. Desprezar sempre as escamas mais externas ou o material maissuperficial, pois se encontram contaminados com a poeira. Em casos deparoníquia (lesões na região da cutícula), colhem-se as escamas e, se possível,o pus, com um swab.Se as lesões são manchas esbranquiçadas na superfície daunha, raspar por cima com bisturi, removendo as escamas em placa de Petri.Unhasextraídas por processos cirúrgicos não são adequadas ao exame micológico ou comresíduos medicamentosos ou de esmalte são consideradas amostras inadequadas.