Rua Haiti, n° 22 - Centro - Pinhais (0xx41) 3059-0033 / 9.9685-0463 / 9.9685-0273 contato@ergonmed.com.br

DOSAGEM DE TESTOSTERONA

MATERIAL:

  • 28.80

  • MATERIAL:·        ·        ·        É possívelhaver atraso quando os testículos não produzem testosterona suficiente ou se ahipófise não produz LH suficiente. O teste também pode ser feito se um jovemestiver com sinais de puberdade muito precoce com características sexuaissecundárias evidentes. Dentre as causas de puberdade precoce masculina causadapor aumento de testosterona estão diversos tumores e hiperplasia suprarrenalcongênita.

    Nos homensadultos é possível fazer o exame quando há suspeita de infertilidade ouquando o paciente se queixa de perda de interesse sexual ou de disfunção erétil. Ambaspodem ser causadas por níveis baixos de testosterona. Outros sinais sãoausência de barba e pelos corporais, redução da massa muscular edesenvolvimento de tecido mamário (ginecomastia).

    No sexofeminino, o teste de testosterona pode ser solicitado quando a paciente seapresenta com ciclos menstruais irregulares ou ausentes (amenorreia), dificuldadepara engravidar ou com características masculinas, como pelos em face e tronco,calvície de padrão masculino e engrossamento da voz. Os níveis de testosteronapodem aumentar em razão de tumores que se desenvolvem em ovário ou nasuprarrenal, ou devido a outras condições como a Síndrome doOvário Policístico (SOPC).

    Os limites de normalidade para os níveis de testosterona sãobastante amplos e variam com o estágio de maturidade e com a idade. É normalque se reduzam com a idade. 

    O aumento nos níveis de testosterona em pacientes masculinospode indicar:

    ·        Tumores testiculares.

    ·        ·        androgênios (também chamados esteroides anabolizantes).

    ·        ·        Hipertireoidismo.

    ·        ·        SOPC

    ·        ·        Hiperplasia suprarrenal congênita.